20.6.07

Pausa na propaganda

A crer nos media, dir-se-ia que, confrontada com uma escalada de hostilidade dos povos, a União Europeia estaria perto de exalar o seu último suspiro.

Mais um pouco, e até eu acreditaria nisso.

A consulta do Eurobarómetro conta-nos, porém uma história muito diversa. Assim:

1. Uma esmagadora maioria dos europeus acha que as decisões relativas ao combate ao terrorismo, à protecção do ambiente e à defesa e política externa deveriam ser tomadas conjuntamente ao nível da UE (pág. 13).

2. O apoio à pertença do respectivo país à UE encontra-se ao nível mais elevado dos últimos 10 anos (pág. 15).

3. A proporção de pessoas que acham que a pertença à UE tem sido benéfica para o respectivo país tem crescido consistentemente ao longo dos últimos 10 anos (pág. 19).

4. Ao longo dos últimos 10 anos, uma clara maioria absoluta dos cidadãos tem exprimido sistematicamente a sua confiança no Parlamento Europeu (pág. 28).

5. Uma clara maioria dos europeus é favorável à continuação do processo de alargamento da UE (pág. 30).

6. Dois terços dos europeus são a favor da Constituição Europeia. Os únicos países onde essa mudança não é apoiada por uma maioria absoluta de cidadãos são a Áustria, a Finlândia, a Suécia, a Dinamarca e o Reino Unido - mas devemos compreender os britânicos, visto que eles ainda não conseguiram aprovar uma Constituição no seu próprio país (pág. 36).

7. 69% dos europeus declaram-se muito optimistas ou razoavelmente optimistas em relação ao futuro da UE (pág. 39)

8. 88% dos europeus acham que é muito urgente ou razoavelmente urgente lidar com o aquecimento global ao nível da UE (pág. 48)

Vocês nunca adivinhariam isto lendo o Público, pois não?

Sem comentários: