7.1.08

Europa vs. EUA

Paul Krugman no seu blogue:
"What the chart shows is that European countries have lower employment compared with population than the US; that’s a mixture of higher unemployment, lower female participation, and earlier retirement. But since 2000 the US employment record has been weak, while Europe has done much better at creating jobs. As a result, the gap has narrowed substantially.

"This gets at a theme I’ve written about in the past, and will surely return to: a lot of the American image of Europe as a moribund economy is, like, so 1990s. They’re doing better now - and we’re doing worse."
Tenho abordado de vez em quando o tema das comparações distorcidas entre Europa e EUA, cujo único propósito é vender a ideia da alegada falência do "modelo social europeu", mas, diga-se o que se disser, um argumento de autoridade dá sempre jeito.

(Já agora, não tenho visto ultimamente as estatísticas da evolução recente da taxa de emprego em Portugal, mas suspeito que também estará a melhorar. Talvez o Economia & Finanças pudesse esclarecer este ponto. Para os não economistas, convém esclarecer três coisas: a) A taxa de emprego não é o inverso da taxa de desemprego; b) Tanto do ponto de vista da eficiência económica como do ponto de vista do bem-estar social, a taxa de emprego é provavelmente mais importante; c) A taxa de emprego é um indicador mais rigoroso e menos ambíguo do que a taxa de desemprego.)

Sem comentários: