16.5.08

Infantilidades

O Expresso desta semana fala de "infantilização da política" a propósito do pedido de desculpas de Sócrates pela violação da lei que proibe o fumo nos transportes aéreos, atribuindo o caso a "uma clara importação das práticas da política norte americana".

Ora eu aplaudo todas as importações americanas que tenham em vista sublinhar a igualdade de todos os cidadãos perante a lei. Por isso espero que o pedido de desculpas não proteja o Primeiro-Ministro de sofrer a penalização correspondente à infracção que cometeu, de nada lhe valendo alegar que desconhecia ter agido erradamente.

Dito isto, eu gostaria que os media portugueses revelassem um poucochinho mais de sentido de responsabilidade na avaliação dos actos próprios. "Infantilização da política"? Certamente, mas da parte do Público - e temo que, também, da parte do Expresso - ao fazer manchetes com conversas da treta deste jaez.

Há coisas que se admitem no Correio da Manhã ou nos gratuitos, mas não na imprensa que faz gala em ser chamada "de referência".

Sem comentários: