20.5.05

Assim já durmo mais descansado

Teológos católicos e anglicanos reuniram-se para procurar pôr cobro às divergências doutrinais em torno da Virgem Maria que há cinco séculos dividem as duas igrejas.

No texto «Maria: A Graça e a Esperança em Cristo», ontem publicado ao fim de seis anos de negociações, resolve-se definitivamente a polémica em torno do dogma católico da Imaculada Conceição com a seguinte frase: «o trabalho de redenção de Cristo remonta até ao mais profundo do ser de Maria e às suas primeiras origens».

Por outro lado, a Assunção, que afirma a subida ao céu de Maria em corpo e alma após a sua vida terrena, passa a ser encarada como a convicção de que Deus «tomou a totalidade» da pessoa da mãe de Jesus «na sua Glória», e que isso é «conforme às Escrituras».

É claro que, se tivessem encontrado estas argutas formulações uns séculos mais cedo, sempre se teriam evitado umas quantas mortes.

Seja como for, é reconfortante saber-se que, neste século de niilismo, ainda há pessoas que dedicam as suas vidas a problemas verdadeiramente importantes.

Sem comentários: