11.7.08

Se és tão esperto, por que não és rico?

Acreditem no que vos digo: não há nenhum método científico de prever o preço do petróleo. Aliás, não há nenhum método científico de fazer previsões económicas.

Pensem só: se alguém soubesse em Janeiro de 2008 que o preço do petróleo chegaria em Julho aos 147 dólares, em vez de comunicar a descoberta da opinião pública teria aproveitado para se tornar no homem mais rico do mundo.

Se as faculdades de economia ensinassem essas artes mágicas, os economistas seriam mais prósperos do que os praticantes de qualquer outra profissão.

Parece-vos que o Bill Gates ou o Tio Belmiro são economistas?

2 comentários:

Sibila Publicações disse...

Quanto nos custará na bomba de gasolina aquela photoshopada de um míssil a mais?

Anónimo disse...

Por que é que dizes que não há métodos científicos de fazer previsões? Então não há? A Estatística é um ramo da Matemática, e a estattística aplicada tem aplicações em quase todos os domínimos científicos, desde a Economia (econometria) à química (chemometrics, não sei como dizer em português).
O que me parece é que tu queres dizer que as previsões que possam ser feitas vão estar erradas, mas isso é uma questão completamente diferente (a própria margem de erro pode ser estimada).