25.3.04

A Al-Qaeda frequentou um MBA

A Al-Qaeda não é uma associação de malfeitores do tipo da Enron, afinal uma empresa típica do obsoleto capitalismo fortemente hierarquizado.

A Al-Qaeda é a primeira marca global a operar no sector do terrorismo, superando as limitações das marcas regionais de carácter artesanal e local.

A Al-Qaeda não está presa a causas particulares que só mobilizam um pequeno número de pessoas. Funciona no modo da mass-customization.

A Al-Qaeda segue o princípio think global, act local.

A Al-Qaeda não promete conversões, promete resultados, e esses resultados têm um significado operacional preciso: destruição e pânico.

A Al-Qaeda tem um branding eficaz, baseado na figura de Bin Laden, o seu presumível inspirador e arquitecto.

A Al-Qaeda integrou Bin Laden no star-system mundial, transformando-o num mito que inflama as imaginações tanto de simpatizantes como de inimigos.

A Al-Qaeda opera em regime de franchising construído na base da sua reputação.

A Al-Qaeda oferece aos franchisados acima de tudo a credibilidade que um grupo de maltrapilhos isolados nunca conseguiria: se é da Al-Qaeda, deve ser sério.

A Al-Qaeda oferece um serviço completo aos seus associados na preparação e implementação dos seus projectos, principalmente apoio logístico (contactos, refúgios, aconselhamento) e financeiro, quando necessário.

A Al-Qaeda é uma organização plana e horizontal, sem estruturas pesadas de comando e controlo.

A Al-Qaeda minimiza os seus custos e evita criar uma burocracia instalada e ineficiente.

A Al-Qaeda consegue desse modo permanecer muito próxima das necessidades e anseios dos seus apoiantes.

A Al-Qaeda recorre sistematicamente ao outsourcing para planear e organizar as suas acções terroristas.

A Al-Qaeda estimula o espírito empreendedor de pequenos grupos terroristas prometedores, cujos projectos são exclusivamente apreciados na base dos seus méritos.

A Al-Qaeda estimula e premeia a inovação.

A Al-Qaeda funciona como uma rede de geometria variável que continuamente se reconfigura em função das circunstâncias e dos objectivos tácticos.

Bush também fez um MBA. Ele deveria saber estas coisas.

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